Bijam Yoga

Agenda : Curso de Introdução à Meditação

Em 4 encontros às Sextas-feiras das 19h00 às 20h00

Introdução à  Meditação - A arte de focar a mente

Datas:
em breve

Horário: 19h00 às 20h00

Local: Bijam Yoga 

Valor: R$ 180


Meditação é a arte de focar sua atenção em um único objeto e tornar-se um com o mesmo. A prática traz inúmeros benefícios já comprovados tais como maior concentração, diminuição da ansiedade e um sentimento geral de bem-estar e contentamento!

Embora um grande número de pessoas tente meditar em algum momento de suas vidas, uma pequena porcentagem consegue manter a prática a longo prazo. Para que a prática se torne algo duradouro, precisamos estabelecer alguns parâmetros a nos guiar.

Devemos partir do princípio que meditação não se ensina, o que podemos é indicar diferentes abordagens. Portanto nesta oficina de 4 encontros, iremos abordar estes parâmetros ou técnicas que podem favorecer a prática regular da meditação, tais como:

1) Fazer da prática um hábito. Você só conseguirá atingir o estado mental meditativo se estabelecer uma hora específica diária para sua meditação.

2) Alongue-se primeiro! Fazer alguns asanas, posturas de hatha yoga libera os músculos e tendões, facilitando o “sentar”que de fato é o significado da palavra asana. Ao conectarmos com o corpo, iniciamos o processo de voltar para dentro, recolher nossos sentidos e perceber nosso mundo interno.

3) Focar na respiração. Respirar de forma profunda e consciente, modificar o padrão respiratório, diminuir a frequência cardiaca, relaxar e focar a mente no fluxo da respiração.

4) Aprenda a criar o espaço físico para meditar. Escolha um local específico em sua casa/trabalho para a meditação, prepare o local para este fim, crie um ambiente propício ao recolhimento.

5) A posição física pode ser um grande obstáculo para meditar caso não haja conforto. Descubra qual a melhor posição para você.

6) Não se estresse! Esta pode ser a mais importante dica para iniciantes e também a mais difícil de implementar. Não importa o que aconteça durante sua meditação, não se estresse! Isso pode incluir ficar nervosa antes de meditar, ficar irritado após a meditação!!! A meditação é o que é, tudo o que surge deve ser aceito com equanimidade, apenas fazendo o melhor que se puder no presente momento, sem expectativas quanto aos resultados.


Embora o relaxamento não seja o objetivo da meditação, é um dos resultados observados. Nos anos 70, Herbert Benson, medico pesquisador da Harvard University Medical School, criou o termo “relaxation response” após conduzir uma pesquisa com praticantes de meditação. A “relaxation response”, segundo Benson é uma resposta involuntária que causa a redução na atividade do sistema nervosa simpático.

Desde então,estudos sobre a prática da meditação tem documentado os seguintes benefícios para o sistema nervoso:

• Diminuição da pressão sanguínea
• Melhora na circulação sanguínea
• Diminuição dos batimentos cardíacos
• Diminução da transpiração
• Diminuição do ritmo respiratório
• Menos ansiedade
• Diminuição dos níveis de cortisol
• Aumento do bem-estar
• Menos estress
• Relaxamento profundo
• Diminuição de estados depressivos

Pesquisas contemponâneas agora exploram os benefícios a longo prazo e detectam efeitos positivos paro o cérebro e para o sistema immune nas pessoas que meditam. Vale a pena ressaltar que o propósito da meditação não é atingir benefícios. Como afirma a filosofia oriental, da qual a meditação se origina, o propósito da meditação é não ter propósito, é simplesmente aprender a estar presente!
 

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