Bijam Yoga

Agenda : Workshop Introdução ao Ayurveda com Gisele de Menezes

14/04/2018 (sábado) das 13h30 às 17h30

Nesse workshop, a Prof. Gisele de Menezes irá nos introduzir ao tema, trazendo os fundamentos do Ayurveda e a interação do mesmo com a prática do yoga.

 

Programa 
 

I. Conceitos Fundamentais

* Introdução ao Ayurveda

* A origem do Ayurveda, aspectos históricos e filosóficos

* Princípios filosóficos do Ayurveda

*  Os purushartas

*  Cosmologia e filosofia Sankhya

* Os cinco elementos

*  Os doshas , qualidades e atributos

*  As constituições individuais

*  Conceito de saúde

 

II. Alimentação Ayurveda

* Conceitos básicos da Alimentação Ayurveda

* Os seis sabores e os elementos

* Os alimentos e seus efeitos sobre a mente

*  A influência das trigunas

* Saúde pela alimentação

* Agni, ama

 

III. Ayurveda e Yoga

* Práticas diárias, uma abordagem terapêutica

* agni e prana

*  jejum como prática espiritual

* prana, tejas e ojas (a essência sutil da vitalidade e imunidade)

* Rotinas (dinacharya)

* asanas para os doshas

HORÁRIO

13h30 às 17h30

VALOR 

R$ 80,00

INSCRIÇÃO

contato@bijam.com.br

 

GISELE DE MENEZES

Gisele é terapeuta, orientadora ayrveda e responsável pela escola credenciada de Porto Alegre/RS, do curso de formação de Terapeuta Ayurveda da Escola Yoga Brahma Vidyalaya sob coordenação do Dr. José Ruguê Ribeiro Junior.

Escritora de um livro e de matérias que posta neste site/blog, facilita regularmente pequenos cursos de ayurveda com enfoque na diária de vida e alimentação. Criou o curso de Massagem Indiana e focaliza grupos de trabalho com mulheres.

Em 1999, Gisele de Menezes iniciou-se na Tradicional Yoga Massagem Ayurvédica, no método da mestra indiana Kusum Modak. Ao longo de sua caminhada, conheceu e praticou outros métodos de cura como Aromaterapia, Reiki e Bioenergética Reichiana para citar alguns. Com a prática e percebendo os benefícios desta nas pessoas, criou seu próprio método de trabalho corporal, ao qual deu o nome de Massagem Indiana.

Em 2003, foi iniciada nos conhecimentos ancestrais pelo xamã siberiano Severni Olenj que a direcionou ao trabalho com grupos pela habilidade de canalizar. Nesse mesmo período foi iniciada em Tarot Egípcio e Magia de Cleópatra, pela xamaniza Rassamaha.

Em 2004, criou o Curso Livre de Massagem Indiana, unindo a técnica da tradicional Yoga Massagem Ayurvédica, o auxilio da fisioterapeuta Sandra Couto Nunes e a experiência positiva de milhares de horas de atendimento, dando a esse curso uma característica diferenciada.

Por quatro anos, entre 2003/2007, desenvolveu seu trabalho ao lado de fisioterapeutas da Lótus Espaço Alternativo de Florianópolis/SC, ampliando seu entendimento e unindo assim os conhecimentos do Oriente e Ocidente.

Em 2007, foi para a Índia encontrar as raízes de seus aprendizados onde ficou por 144 dias iniciando-se também em Meditação Vipassana. Desta peregrinação, escreveu o seu primeiro livro.

Hoje, junto com seu companheiro Rafael Pieruccini, é fundadora e guardiã desde 2010, do Espaço Povo em Pé em Porto Alegre/RS.

Outras informações desta seção: