Bijam Yoga

Agenda : Ayurveda na Prática de Yoga e no Cotidiano

Workshop com Alecrim Correia

 

Ayurveda “trata-se de um dos sistemas mais antigos e completos do mundo no que diz respeito à cura natural, expressão de uma grande sabedoria que todos nós deveríamos conhecer” 
(
David Frawley). 

 

Onde: Bijam Yoga / Porto Alegre
Quando: 29 de setembro de 2018 (sábado)
Horário: 13h30 às 17h30
Inscrição: R$ 90

Ayurveda é uma ciência que aponta para a vida, o estar vivo, o “vivendo”. Um conhecimento transmitido a gerações, muito praticado no cotidiano Indiano, aborda formas simples e de grande sabedoria para permanecermos saudáveis, vivendo a vida em seu mais alto potencial, em prol do desenvolvimento da sabedoria e da auto realização.

Para usufruirmos da saúde plena, é necessário a manutenção de um olhar que se resignifica constantemente, te possibilitando dançar junto a vida,  usufruindo de uma atmosfera consciente, proporcionando saúde em todos os níveis necessários.

Ayurveda é também apresentado como um conhecimento prático e objetivo das ciências nutricional, fisiológica, mental e espiritual, nos qualificando para o autoconhecimento.

Tanto o Yoga quanto o Ayurveda afirmam a existência de uma “unidade interativa”, entre corpo, a mente e a natureza, algo que costura todas as manifestações e realidades, comum a todos os seres viventes, a inteligência divina, a Ordem que tudo rege.

 

Ayurveda, é um lindo universo que nos proporciona cartilhas gerais e olhares singulares de grande sabedoria para permanecermos atentos as constantes mudanças que sofremos e maneiras de nos mantermos atitudes saudáveis diante dos ocorridos.

Para manter nossa saúde, é necessária a preservação do estado mais simples, natural e espontâneo que nos é ofertado a todo instante, e por muitos momentos negligenciamos pela influência das tendências e pelo aprisionamento em nossos sentidos.

 

Yoga Ayurveda são sinônimos de verdadeiro conhecimento prático e universal, fontes de inspiração e que ultrapassam as barreiras de qualquer tipo de doutrina.

 

Considerando Ayurveda como o jogo dos antídotos e de pergunta e resposta da vida constantemente mutável, e para pratica-la um quesito básico é o estar atento e presente, podemos definir o Ayurveda também como realmente a natural ação que surge de uma pessoa consciente, um Yogi.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Conteúdos programados:

 

- A vida do Cotidiano à luz do Ayurveda: (1)

Ayurveda como um convite a prática de Yoga para além do tapetinho;

 

- Contextualizando o desdobramento: O pensar de forma Ayurvédica. (2)

Desdobrando Sat Chitt Ananda, um caminho do Sutil ao denso;

Constituição Sutil para a prática da vida: GunasTamas – Rajas – Sattva;

Ayurveda na fisiologia humana;

Constituição Física e suas particularidades na prática: VataPittaKapha;

 

- Pilares básicos para a autonomia: (3)

Movimento – repouso – digestão (mente e corpo);

 

- Hatha Yoga personalizado para os biótipos ayurvédicos; (4)

Prática de Hatha Yoga para Kapha

Prática de Hatha Yoga para Vata

Prática de Hatha Yoga para Pitta

 

- Ayurveda como uma arte dos antídotos; (5)

Recomendações para uma Rotina diária Ayurvédica (Dinacharya).

 
 
 
Alecrim Correia, manezinho de Florianópolis, há 15 anos vive em Garopaba (SC). Segue uma vida dedicada ao autoconhecimento, à vida em comunidade e ao Dharma, buscando compartilhar saúde e consciência por onde passa. Há dezessete anos iniciou seus estudos no Yoga e segue praticando, estudando, e aprimorando sua relação com as ferramentas do viver bem. A cada dia se torna mais íntimo dos alicerces da prática que tornam sua jornada mais simples e espontânea.
Formado em Yoga com Pedro Kupfer, Lilian e Joseph Le Page, teve alguns outros professores como Gustavo Ponce entre outros pelo caminho no Brasil e na Índia. 
Começou seus estudos de Ayurveda diretamente com Dr. Ruguê e em diversos locais pela Índia durante seis meses. Apaixonado pela culinária natural, consciente, vegetariana e divertida, usa muito de sua pesquisa ayurvédica na cozinha. 
 Mesmo depois de suas formações de Yoga e Ayurveda, sempre que possível segue estudando com seu professores e amigos. Com seus estudos dentro da cultura védica,  encontrou a preciosidade clara e objetiva da visão de Vedanta sobre o Ser, segue estudando com sua professora e uma de suas inspirações, Glória Arieira.
É também meditador Vipassana, admirador da vida, cultiva uma relação estreita com sua família, amigos e o contado direto com o mover-se junto a natureza. 
Segue realizando trabalhos sociais na comunidade de Garopaba, engajando o conhecimento milenar as situações e relações da vida cotidiana. Através dos processos internos de sua autodescoberta, na sua sinceridade compartilhando 
Criador da empresa Amor na Cumbuca em parceira com sua mãe, Cida Correia. http://amornacumbuca.wix.com/amornacumbuca
Outras informações desta seção: