Bijam Yoga

Agenda : Workshop Bandas com Joana Selau

Local: Bijam Yoga, Rua Fernandes Vieira 524, Bom Fim, Porto Alegre/RS

Data: 01 de dezembro de 2018

Horário: 8h00 às 12h00

Valor: R$ 180,00

Inscrições: Via email bijamyoga@gmail.com ou whats 51.999693176
 

Os bandhas são chaves (fechaduras) energéticas que são utilizadas na prática de Yoga como forma de trabalhar desde o campo mais denso ao mais sutil. A palavra bandha significa "atar ou amarrar, fechar" . Através do direcionamento energético, os bandhas permitem que o fogo do corpo (agni) se intensifique direcionando energeticamente os fluxos internos pelos nadis, canalizando essa energia e evitando a dispersão da força vital. No nível físico, a ativação dos bandhas permitem que a coluna se mantenha estabilizada e protegida e as contrações auxiliam no caminho para uma prática mais segura pois, além de aquecerem o corpo do praticante, realizam um trabalho de foco da mente, tornando-a mais apta para a meditação e para uma maior consciência do movimento e do próprio corpo durante a prática dos ásanas.

Nesse workshop de 4 horas serão abordadas técnicas de ativação de mula bandha e uddhyiana bandha com enfoque principal na execução de posturas de força e transições.
Será uma prática de Vinyasa vigorosa, com pranayamas (exercícios respiratórios) que trabalham na consciência e ativação dos bandhas e técnicas corporais para auxiliar na execução de posturas intensas como os arm balances e as invertidas, a partir da ativação do centro do corpo e da força interior. O uso correto das técnicas podem levar o praticante a conquistar lugares em si - físicos, mentais e energéticos - antes não explorados e manter a prática como um constante ciclo de evolução pessoal.

Joana é psicóloga formada pela UFRGS e teve seu primeiro contato com o Yoga aos 15 anos.
Em 2011 passou a praticar Ashtanga de maneira constante, e fez seu primeiro curso de formação no Bijam com a professora Jamile Ansolin, sempre complementando sua formação com professores renomados. Morou por mais de um ano na Cidade do México, onde praticou com diversos professores e onde fez sua segunda formação através do método de Vinyasa Krama com os professores Jorge Espinosa e Ignacio Simons. Atualmente está concluindo uma formação em Vinyasa Flow reconhecida pela Aliança do Yoga em São Paulo, com as professoras Lygia Lima e Anita Carvalho e dá aulas de Vinyasa particulares e em turmas desde iniciantes à avançado e professores.
Acredita que o Yoga pode desenvolver e fortalecer as potencialidades de cada pessoa. O trabalho do praticante é o de autoconhecimento, tornar-se um explorador de si e de seu corpo-mente como um território. Praticar Yoga é fazer de si um campo de estudos, e de preparação para a vida. A auto-obrervação nos ásanas, nas mudanças no padrão respiratório e nas oscilações da mente, tornam-se um espelho que nos evidenciam os padrões adquiridos - sejam moral, social, familiar - ao decorrer da vida. A prática é uma possibilidade de enxergar esses padrões, para aceder a uma experiência de si e da vida de uma maneira menos condicionada pela percepção habitual, expandindo a consciência de si e do todo.

Outras informações desta seção: