Bijam Yoga

Estilos : Hatha Vinyasa

A prática de Hatha Vinyasa é uma prática que busca equilibrar o fluxo com a permanência nas posturas. Enquanto nas práticas de Vinyasa Yoga se utilize tanto Surya A, como B conforme a tradição do Ashtanga Vinyasa Yoga, no Hatha Vinyasa utilzamos mais o Surya A e por vezes de forma mais lenta, com permanência em algumas transições, de forma a dar ao aluno a possibilidade de entender melhor as ações da cada postura, antes de embarcar na fluidez característica das sequência do Surya namaskar ou saudação ao Sol. Buscamos criar uma prática forte, como o próprio nome Hatha sugere (Ha= sol / Tha= Lua) e dinâmica, onde utilizamos a respiração ujjayi (respiração sussurrante) e os bandhas (contrações de perínio e baixo ventre) sem entretanto executar posturas que exijam demasiado das articulações. 

Essencialmente Vinyasa significa sincronizar a respiração com os movimentos, criando uma prática fluida e dinâmica, mas no caso do Hatha Vinyasa mesclamos a fluidez com uma maior permanência em algumas posturas e diferentemente das práitcas de Ashtanga ou de Vinyasa flow os movimentos de transição não se baseiam apenas nas sequências do Surya Namaskar, mas sim em diferentes tipos de Vinyasa. 

Visando a melhor execução e pemanência em determinadas posturas, eventualmente utilizamos nessas aulas elementos tais como blocos, faixas e cobertores.

Veja AQUI um exemplo de aula de Hatha Vinyasa

Outras informações desta seção: