Bijam Yoga

Professores : Jamile Ansolin

Sattva Vinyasa | Curso de Formação

Iniciei a prática de yoga em 1991 e nunca mais parei! Encontrei na prática de asanas, pranayama e meditação um valioso recurso para lidar com os altos e baixos da vida buscando sempre o contentamento e a equanimidade.

No ano 2000 em Miami, concluí o curso de formação com Wayne Krassner na tradição do Ashtanga Vinyasa, sendo ele discípulo autorizado por Pattabhi Jois a ensinar o método.

Em 2001 participei do primeiro curso de formação do Instituto Dharma Yogashala com Pedro Kupfer e Camila Reitz buscando um aprofundamento do conhecimento da prática, da  filosofia, do pranayama e da meditação. 

Mantendo-me sempre aberta e buscando um entendimento cada vez maior da prática, participei de cursos, seminários e workshops com renomados professores tais como David Swenson, Lino Miele, Dharma Mitra, Shiva Rea, Sharon Gannon, Adhill Palkhivala, T.K.V. Desikachar e Kaushtub Desikachar, Rodney Yee, Michael Gannon, Gustavo Ponce, Clayton Horton, Kino MacGregor, Tim Feldman, Manouso Manos, Laurent Dazou, Manrico Grandolini, Luigi Rodolfi, o indiano Arun e outros.

Também estudei a Thai Yoga Massagem na filial norte-americana do ITM, Instituto de Thai Massagem de Chiang Mai, Tailândia. O estudo dessa técnica aliado ao conhecimento do yoga tornando-se uma eficaz ferramenta para entender os ajustes do corpo às difetentes posturas.

Em 2002 ministrei juntamente com Cathia Karin Heuser meu primeiro curso de formação em Yoga. Desde então, anualmente inspirando e formando professores de yoga. 

Em setembro de 2006 organizei em parceria com Tatiana Bastos em Canela o Savidya (http://www.moksha.com.br/savidya/) - Encontro de yoga com a participação de renomados professores como Marco Schultz, Adinath, Gustavo Ponce,Cathia Karin Heuser, Mauricio Wolff, Tim Feldman, Kino MacGregor, Lama Padma Samten, Silvana Duarte (dança Odissi), Walkirya Grehs e Gurmukh Kaur Khalsa. Foi um grande aprendizado e uma grande realização! Minha motivação ao produzir esse e outros eventos é difundir o yoga, possibilitando que praticantes e professores se qualifiquem entrando em contato com talentosos professores com os quais me identifico.

Ainda em 2006 participei do primeiro curso oficial em Iyengar Yoga promovido no Brasil e ministrado pelo professor Senior Faeq Biria. Em 2008 e 2009 participei do Curso de Formação em Iyengar Yoga ministrado em Curitiba pelo professor italiano Luigi Ridolffi. Estudei o método através de inúmeros workshops com renomados professores e introduzo alguns elementos dessa prática no Vinyasa yoga que pratico e ensino pois vejo que alcanço um equilíbrio entre a fluidez e a permanência, entre o ritmo e o alinhamento. Minha experiência pessoal com a prática de asanas me mostra que devemos buscar sempre um equilíbrio, ou como diz Patanjali na sua definição de ásana, conforto e estabilidade e isso se aplica ao corpo e à mente. Cada vez mais entendo a prática das posturas como uma porta de acesso ao estado de yoga e não como um fim em si mesmo.


Sou antes de mais nada uma aprendiz e professora de mim mesma, aprendo com minha prática, aprendo com meus alunos e ao ensinar aprendo ainda mais! Me sinto verdadeiramente feliz por ter influenciado na formação de inúmeros professores talentosos e alguns até famosos! 

Ministrei aulas em Caxias do Sul onde morei por 8 anos, em Florianópolis e em Miami e hoje em dia moro em Porto Alegre onde administro e ensino no Bijam Yoga, dou cursos de Yoga e Thai Yoga, aqui e também em outras cidades.

Vejo a vida como uma espiral ascendente onde passamos diversas vezes pelo mesmo lugar em níveis diferentes e a cada vez nossa percepção e nós mesmos somos diferente! 

Nesse mundo de caos, desconforto e stress, me sinto abençoada em ter encontrado o yoga, que é antes de mais nada a minha própria fonte de equilíbrio e reconhecimento do SER e poder compartilhar isso com outras pessoas, é uma verdadeira graça!
Busco encorajar o questionamento e a busca pelo equilíbrio entre disciplina e entrega, tradição e criatividade, a consciência testemunha e o ego!

Outras informações desta seção: